A GLOBAL EDUCATION – Every child has the whole world inside
A Global Me é uma escola socioconstrutivista, baseada nas ideias de Piaget, Vygotsky e Loris Malaguzzi (Reggio Emilia). Entendemos que as crianças são protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. Os professores, colegas e espaços escolares têm um papel fundamental neste processo. A parceria com as famílias também é essencial para que possamos atingir nossos objetivos na formação de um indivíduo global. Toda criança tem um mundo dentro dela e é esse potencial que queremos extrair de cada um de nossos alunos.
Nossa proposta de ensino global está focada em quatro eixos principais, que abrangem o processo de formação do aluno. O objetivo é explorar todos os potenciais da criança, dando passos cautelosos e precisos para que elas possam desenvolver o gosto pela vida e pelo saber.
Aprender a aprender
Tão importante quanto aprender nos espaços reservados para as aulas, é aprender fora deles. Aprender a aprender, debater, dialogar e compartilhar conhecimento. Na Global Me, nossos alunos aprendem a desenvolver atividades em grupo, colaborando com os colegas e exercitando sempre a convivência. Dessa maneira, eles aprenderão a se relacionar com as diferenças entre pessoas e opiniões, respeitando a igualdade de cada indivíduo.
Aprender a fazer
Por isso, na Global Me, o estímulo à criação é prioridade. Nossos alunos aprendem a colocar a mão na massa em projetos de arte, culinária, e também aprendem a lidar com a criatividade do mundo tecnológico nos laboratórios de criação, nosso Maker Space. Além disso, acreditamos que a interação com a natureza proporciona momentos muito ricos para o desenvolvimento da criatividade de nossos alunos.
Aprender a viver
A Global Me acredita no diálogo, seja ele por meio da linguagem verbal ou não verbal. Criamos um ambiente de respeito mútuo e reflexão, que estimula a confiança e a autoestima de cada criança. Propomos conversas com os alunos para que eles possam pensar sobre suas atitudes e descobrir, por si próprios, o que é certo ou errado. Os alunos são estimulados a resolver conflitos e demonstrar afeto, sem medo ou vergonha.
Aprender a ser
Por isso, trabalhamos com projetos de investigação cultural e aplicamos no dia a dia escolar a prática de Mindfulness. Essa prática permite que nossos alunos aprendam a aproveitar o momento presente, a ter atenção plena às suas atividades e a compreender e administrar suas emoções. Em um mundo conectado, que tanto desvia a nossa atenção, esse é um diferencial necessário.