Projetos pedagógicos

As situações de aprendizagem na Global Me são planejadas para atender às necessidades de cada faixa etária e à dinâmica do cotidiano de cada grupo. Em função disso, os trabalhos em sala podem ser organizados em:

Atividades permanentes

As Atividades Permanentes são propostas organizadas de forma sistemática e com regularidade, porém não necessariamente diárias.

Ex.: situações de leitura, jogos, roda de conversa etc.

Fonte: RCNEI – Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil

Projetos

Projetos são atividades articuladas em torno da obtenção de um produto final visível. Seu objetivo é compartilhado com as crianças e surge de um tema específico. A organização do trabalho possibilita uma divisão de tarefas e responsabilidades dentro do grupo.

Ex.: organização de exposição, construção de um jogo, produção de um livro, gravação de um CD/DVD etc.

Fonte: RCNEI – Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil

 

Sequência de atividades

As sequências de atividades se constituem em uma série de ações planejadas e interligadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida onde a atividade seguinte apresenta um grau de complexidade maior que a atividade anterior.

Ex.: colecionar objetos, organizar pontuação de um jogo etc.

Fonte: RCNEI – Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil